Prensa Suculenta Arte Impressa (2013-2019)

[Prensa Suculenta na Feira Peibê — IFF de Macaé, 2018. Foto: Cícero Rabello]

A Prensa Suculenta é uma editora independente que publica zines de poesia, cartões postais (fotografias, fotomontagens, colagens) e livros de artista, com destaque para a linguagem da colagem analógica e grafismos em nanquim – as publicações são todas manuscritas, com encadernação manual e carimbos feitos também de modo artesanal.

No início, a editora se chamava Prensa Cartucheira, mas mudou de nome em 2019. Dada a conjuntura política brasileira e a nova Lei do Armamento, que abre precedentes para a intensificação das violências (especialmente contra grupos socialmente oprimidos), o nome “Cartucheira” passou a ter outro peso, motivo pelo qual se optou por modificá-lo. O novo nome, Prensa Suculenta, se refere não somente a algo saboroso e ao prazer sensorial que um livro artesanal pode provocar, mas também às plantas que sobrevivem e resistem em condições áridas de vida – tal e qual nós precisamos sobreviver à conjuntura política atual e à ascensão de um poder anti-intelectual e que se coloca muito claramente contra a cultura e os artistas.

[“Disperso” em processo. Foto: Carole Bê]

Nas publicações, colagem analógica e letras manuscritas se encontram e se misturam, formando uma linguagem própria. Os zines são multiplicados pela tecnologia industrial da xerox, embora suas matrizes sejam todas feitas com letra manuscrita e desenhos em nanquim ou colagens analógicas. A editora também digitaliza e imprime livros de artista, que existem originalmente como objetos únicos, feitos também a partir de colagens e manuscritos. Outra linguagem trabalhada é a arte postal, desenvolvida manualmente e enviada pelo correio, ou digitalizada para ser difundida em escala maior, por meios digitais. Todas as publicações digitais / digitalizadas da editora são trabalhadas com software livre, incluindo as fotografias.

Quem se interessar em receber o catálogo das publicações em PDF, basta entrar em contato pelo correio eletrônico: sssuculenta ARROBA riseup.net

[“Livre D’artiste” em processo (2016). Foto: Carole Bê]
[“A Flor e a Náusea”… Foto: Carole Bê]

Prensa Suculenta Arte Impressa — copyleft!

Tudo aqui pode – e deve ser – compartilhado, divulgado, copiado. Peço apenas que citem a fonte, para que ela não pare de jorrar